MUNDO TEENS

Programa de Aprendizagem Individual 

jovens dos 14 aos 18 anos

 

Neste programa inovador da ESCOLA DO MUNDO pretende-se apoiar adolescentes numa fase da vida em que necessitam de (re)encontrar-se consigo mesmos,  (re)descobrir a sua vocação e adquirir mais autonomia nos estudos e na vida em geral.

 

Tendo em conta a desmotivação de grande parte dos jovens em relação à escola, o questionamento característico da adolescência, as dificuldades de identificação com o "grupo" e ainda que a escolaridade é obrigatória até aos 18 anos, decidimos desenvolver um projeto piloto no qual se permite que os teenagers passem os seus dias de uma forma mais autónoma, ativa, independente e feliz.

 

Na Escola do Mundo os jovens têm a oportunidade de seguir os seus próprios interesses, para os quais podem ter mais tempo, através de projetos de investigação no Centro ou fora dele. Podem também descobrir a sua vocação e aprender mais sobre a sua forma de se relacionarem com os outros.

 

Introduzem-se conceitos abstratos em várias disciplinas, e os jovens são encorajados a examinar, clarificar e testar as ideias. Aprendem temas chave com maior rigor e os professores têm sempre duas coisas em mente: que cada jovem atinja os seus níveis de excelência e que um nível básico de um diferente número de áreas lhe seja transmitido, sem prejuízo do seu talento ou aptidão.

 

Os jovens dos 14 aos 18 anos podem ser desafiados psicológica, intelectual e fisicamente. Pretendemos encorajá-los a ter iniciativa e tomar conta do seu programa educacional. O programa dá enfâse ao rigor intelectual e académico, à consciência social e ambiental, à sensibilidade e a atividades físicas. Este programa fornece espaço para os mais jovens descobrirem os seus interesses e possivelmente a sua vocação futura.

No dia a dia, estaremos abertos de segunda a sexta, das 9 às 17:30 horas. Da parte da manhã, até às 13 horas, estará sempre um professor com o jovem. Da parte da tarde, seja em casa ou no nosso centro, a gestão do tempo e dos objetivos é da responsabilidade do jovem.

 

O mesmo pode escolher, de acordo com a sua conveniência, da sua família e do grupo que se formar, o horário que lhe for mais favorável, tendo em conta que pode ficar em casa e trabalhar à distância, desde que os objetivos sejam cumpridos. As novas tecnologias serão usadas para criar uma comunicação constante com a equipa de professores  e os seus colegas. Será estudado o programa curricular, fazer exames modelo (exames realizados no final do ciclo), mas conseguimos encontrar um método que permite que o jovem tenha mais tempo para si e para aquilo que mais gosta de fazer.

 

As inscrições estão abertas para o ano letivo 2019-2020.

Contacte-nos para mais informações.

 

 

 

 

ACHAS QUE A ESCOLA NÃO SERVE PARA NADA?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tens  14 anos ou mais?

Já alguma vez pensaste que a escola não serve para nada?

Que aprender é chato?

Só gostas de ir à escola para poderes sociabilizar com os teus amigos?

Não consegues entender porque é que tens de aprender matemática e para que é que isso te vai ser útil?  Ou então achas que escrever é chato? E ler ainda mais?

Não sabes o que queres fazer no futuro?

Sentes que és um “alien” e que ninguém te consegue entender nem tu consegues expressar bem quem és e o que estás a fazer no mundo?

 

Ok…

Sabes que em muitas escolas do mundo outros adolescentes pensam o mesmo mas não veem alternativa para a sua vida, senão continuar o caminho que a sociedade “normal” e as suas famílias estabeleceram para si, porque afinal “toda a gente vai à escola e se queres ser alguém na vida tens de aprender, estudar muito, ir para a universidade e arranjar um emprego em que sejas bem sucedido” --> ou seja, ganhar muito dinheiro, mesmo que para isso tenhas de usar o teu tempo a fazer algo que não corresponda à tua vocação.

 

Já pensaste que bom seria se pudesses fazer o que queres?

Passares os teus dias a escrever um livro, se gostas de escrever, criar um website ou um negócio, pintar e desenhar muito, se é disso que gostas mais, tocar um instrumento e ouvir música, praticar desporto, estudar cinema, fazer experiências cientificas, enfim fazer projetos reais, para a vida real.

 

No fundo, descobrir o que gostas de fazer,  explorar dentro de ti os talentos que aí existem e, mais importante que tudo, encontrar aquilo que mais te apaixona na vida.

 

Tudo isto sem esquecer que és um ser humano, que estás na Terra e que é importante aprenderes também a arte mais importante de todas, a arte dos relacionamentos com os outros, com o mundo à tua volta e contigo mesmo.

Gostarias de ficar menos incomodado com algumas coisas que te dizem? De ser mais genuíno e mais aberto aos outros? Ser amigo, gentil e cuidadoso com quem te rodeia mas também contigo mesmo? Gostarias de estar num local onde pudesses abertamente colocar questões e entrar em diálogos sobre temas que te interessam, sejam eles sobre filmes e músicas ou sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos?

 

Na ESCOLA DO MUNDO da associação O MUNDO SOMOS NÓS estamos a criar um projeto piloto para apoiar adolescentes nesta fase da vida, tendo em conta que a escolaridade é obrigatória até aos 18 anos,  e que existe um currículo para estudar, mas também sabendo que os dias dos teenagers podem ser passados de uma forma mais autónoma, ativa, independente e feliz.

 

Criamos este projeto porque percebemos que estamos a prejudicar muito a educação dos adolescentes.

 

Muitos se têm preocupado com a primeira infância e devotado nessa faixa etária toda a sua atenção. Existem cada vez mais, em Portugal e no mundo, jardins de infância e escolas primárias inovadoras, com métodos bem testados e com resultados interessantes, ao nível dos resultados académicos mas também ao nível do bem estar e felicidade das crianças.

Foi por este motivo que criamos em 2013 O MUNDO SOMOS NÓS, quando percebemos que gostaríamos que os nossos filhos em idade escolar começassem as aprendizagens da linguagem, escrita, etc. de uma forma mais suave e respeitosa da sua individualidade e ritmo. Mais tarde, passamos a chamar a este projeto para crianças dos 6 aos 14 anos, ESCOLA DO MUNDO. Em 2017 fundamos o projeto MUNDO DA FLORESTA, para crianças a partir dos 2 anos, que passam as manhãs ao ar livre, a explorar a natureza , com todas as aprendizagens daí resultantes, como trabalho em equipa, auto-conhecimento do corpo e dos seus limites, maravilhamento e respeito pelo ambiente, etc..

 

Temos conhecido muitos adolescentes e pré-adolescentes que “se safam” na escola até ao 6º ano, porque vão conseguindo acompanhando o ritmo das aulas por estarem minimamente atentos, por aprenderem bem “de ouvido”.  No entanto, quando chega a altura de sentarem, pegarem nos livros ou exercícios e começarem a praticar num ritmo mais acelerado e exigente, são muitos os que entram em colapso e, das duas uma - ou se rendem à pressão exterior e começam a estudar ou bloqueiam e começam a detestar a escola, entrando em depressões profundas, em alguns casos. Em ambas as situações estes jovens não estão felizes e não percebem o porquê disto tudo. Apenas se rendem àquilo que “tem de ser”. Os pais ficam desgastados, os jovens ficam cansados e, em alguns casos, rebeldes, revoltados ou mesmo violentos.

 

Temos duas hipóteses: ajudá-los a aceitar a realidade que têm e cumprir os objetivos  impostos pela escola ou pensar numa alternativa. Ambas as hipóteses podem resultar.

 

Na primeira, os pais têm de ter um papel muito ativo e presente, fazer um acompanhamento do jovem com muita compreensão e amor, tentando ser empáticos e colocar-se no lugar dele. O jovem tem que aceitar que irá continuar o seu percurso, podendo ser considerada uma  mudança de escola ou turma, mas mantendo o mesmo sistema.  Pode ser importante este processo da família, esta cooperação perante um problema de um dos membros. Isto pode preparar o jovem para a vida adulta e pode criar laços fortes na família. Em todo o caso, será importante ajudar a que descubra os seus talentos e os explore, para que não fique perdido num mar de "matéria" que considera desinteressante, sem ter vontade de aprender mais nada.

 

A outra hipótese é a família pensar numa alternativa (mas ainda assim continuar a dedicar atenção à parentalidade e relações familiares, por estas serem a base, a estrutura  das crianças e jovens na educação)

 

 No que respeita aos adolescentes, a verdade é que não existem muitas alternativas  educativas para as famílias. Existem escolas públicas, particulares e começam a nascer, aqui e ali, as denominadas “Comunidades de Aprendizagem”, onde os pais são os responsáveis pela educação dos filhos, mas podem contar com o apoio destas.

 

A ESCOLA DO MUNDO pode ser esta alternativa.

Aqui, os jovens dos 14 aos 18 anos podem ser desafiados psicologicamente, intelectualmente e fisicamente. Pretendemos encorajá-los a ter iniciativa e tomar conta do seu programa educacional. O programa dá enfâse ao rigor intelectual e académico, à consciência social e ambiental, à sensibilidade e actividades físicas. Este programa fornece espaço para os mais jovens descobrirem os seus interesses e possivelmente a sua vocação futura.

 

Se o que leste fez sentido, fala com os teus pais, mostra-lhes esta publicação e, se eles se mostrarem abertos, agenda uma entrevista connosco. Estaremos abertos  de segunda a sexta, das 9 às 17:30 horas. Da parte da manhã, até às 13 horas, estará sempre contigo um professor. Da parte da tarde, seja em casa ou no nosso centro, a gestão do tempo e dos teus objetivos fica por tua conta.

 

Podes escolher, de acordo com a tua conveniência, da tua família e do grupo que se formar, o horário que te for mais favorável e tem em conta que podes ficar em casa e trabalhar à distância, desde que os objetivos sejam cumpridos. As novas tecnologias serão usadas para criar uma comunicação constante com a equipa de professores  e os teus colegas. Vais estudar o programa curricular, fazer exames modelo, mas conseguimos encontrar um método que permite que tenhas mais tempo para ti e para aquilo que mais gostas de fazer.

 

As inscrições estão abertas para o ano letivo 2019-2020.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now