ESCOLA DE EDUCADORES

Acreditamos, pelo facto de o termos verificado por experiência própria, que o educador representa um papel fundamental na educação, na medida em que o que ele “é” influenciará o ambiente em que a criança se desenvolve. Por este motivo, temos como objectivo diário estar atentos a nós mesmos enquanto pais/educadores/professores/colaboradores.

 

Com a atenção às crianças, conhecendo os seus estados emocionais, as suas motivações e interesses, podemos “contornar” momentos menos agradáveis, ultrapassando assim, dia a dia, as dificuldades que vão surgindo.

 

Os diálogos frequentes permitem-nos o constante questionamento do nosso trabalho e da realidade, proporcionando-nos momentos de aprendizagem como educadores.

 

Consideramos que a educação é a base para a transformação da sociedade e que é através do auto-conhecimento e do relacionamento com o mundo à sua volta que a criança se desenvolve de uma forma integral.

 

Se não podemos mudar o mundo, podemos mudar-nos a nós próprios e enquanto educadores, pretendemos fornecer aos nossos filhos e crianças que a nós se juntem as ferramentas para que também eles se conheçam e se transformem.

 

Pretendemos organizar encontros, sessões familiares, conversas e seminários com o objectivo de ajudar os pais, professores e educadores em geral a conhecerem-se melhor, pois acreditamos que só assim estes poderão ajudar as crianças no seu próprio processo de auto-conhecimento.

 

Neste sentido preparamos o seguinte programa:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMA ANUAL EDUCAR O EDUCADOR

 

O filósofo e educador J. Krishnamurti afirmou que “a educação só pode ser transformada educando o educador e não apenas criando um novo padrão, um novo sistema de acção."

 

Criamos um programa anual no qual educadores, pais e outros profissionais da área se irão debruçar sobre vários temas que consideramos relevantes para a transformação da educação em Portugal e no mundo.

 

O objectivo deste programa anual é permitir que em cada dia de palestra/formação os participantes possam aprender mais sobre o importante papel que desempenham, fornecendo ferramentas, partilhando conhecimentos, e, sobretudo, criando espaço para o questionamento sobre quem somos enquanto pessoas/educadores, que atitude temos na vida e perante os nossos filhos/alunos, e que relação queremos estabelecer com as crianças.

 

Destinatários:

Pais

Futuros Pais

Professores

Pais que fazem Ensino Doméstico

Estudantes de Educação

Directores/Coordenadores de Escolas

Educadores que pretendam criar projectos de educação

Investigadores em Educação

Consultores de Educação

Educadores em geral

Todos aqueles que se interessam por educação

Veja aqui os próximos eventos.

É muito melhor para nós e para os nossos filhos tentarmos ser nós próprios do que “fazer aquilo que é correcto”. Os pais que são autênticos são melhores pais do que aqueles que tentam ser pais teóricos. Pais que cometem erros e que assumem a responsabilidade pelos seus erros são melhores pais do que aqueles que tentam ser perfeitos. Os pais que procuram a perfeição irão sempre fazer os seus filhos sentirem-se falhados e as crianças que se sentem falhadas frequentemente acabam por falhar.

Jesper Juul

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now