CENTRO DE APOIO À EDUCAÇÃO

Eu sinto que queremos criar um ser humano totalmente diferente (…) que não se deixe enredar em nenhuma crença, em nenhum dogma, que se mova apenas com o que “é” e com factos; e assim, criar um ser humano em total harmonia consigo próprio – harmonia entre mente, coração e corpo – e a funcionar harmoniosamente. Isto é, ter uma mente muito boa, capaz de pensar muito claramente, o que significa que pensamos juntos muito claramente com um cérebro perspicaz e lúcido; também ter afeição, amor, bondade, cortesia, consideração, que é o que geralmente se chama de coração; e ter um bom corpo físico, pois de outra forma a mente, o coração e o corpo não estão em harmonia, porque quanto melhor o organismo funciona, subtilmente, ele naturalmente afecta o cérebro. O cérebro deve estar extraordinariamente acordado, observando, ter a capacidade para agir harmoniosamente com o que sentimos, com o que amamos. 

 

J. Krishnamurti 

O Centro de Apoio à Educação pode ser frequentado por crianças não inscritas em estabelecimentos escolares (menores de 6 anos), inscritas no ensino público/particular e por crianças inscritas numa escola pública na modalidade de ensino doméstico, cujas famílias se inscrevam como sócios da associação, para obterem apoio ao estudo, para participarem em oficinas e actividades e para explorarem o espaço para eles criado - um local de aprendizagem individual numa atmosfera de partilha e de pesquisa. 

A excelência académica é um dos nossos objectivos, mas educação não pode ser definida apenas pela transmissão e aquisição de conhecimentos e ferramentas para a vida. A educação integral/holística[1] é aquela que procura desenvolver a mente, o coração e o corpo para que seja possível uma vida inteligente, sã, responsável e compassiva. Para tal é necessário que educadores e educandos, pais e crianças, estejam juntos num processo de observação das suas emoções, pensamentos e acções.

[1] A palavra hólos tem origem no grego e significa “inteiro”, “composto”. Segundo o dicionário, holismo é a tendência a sintetizar unidades em totalidades, que se supõe seja própria do universo. Sintetizar é reunir elementos num todo; compor.

 

As crianças aprendem temas sobre a vida e ferramentas para nela se desenvolverem. Aprendem segundo os seus interesses e porque criamos um ambiente que estimula a sua curiosidade natural de querer saber mais. As actividades são tanto propostas pelos professores/educadores como pelas crianças, de forma a conseguirmos um equilíbrio entre o interesse natural da criança por um tema em específico e o programa curricular (no caso das crianças inscritas na Escola do Mundo (Apoio ao Estudo, Oficinas, etc.)

 

No centro as crianças não são avaliadas no sentido tradicional. É um espaço criado por uma associação sem fins lucrativos, para os associados, as crianças e para as suas famílias, com recursos didácticos (jogos, livros, computador,es materiais para actividades artísticas), com actividades organizadas, e com espaço para, livremente, cada criança escolher o que quer fazer, tendo apoio.

ACTIVIDADES/SERVIÇOS

Presentemente, o Centro de Apoio à Educação desenvolve as seguintes actividades para crianças a partir dos 6 anos:

 

 

 

Apoio ao Estudo/Preparação para Exames de Equivalência: Português, Matemática, Natureza, História, Geografia, Ciências - Física e Química, Artes, Educação Visual e Tecnológica, Línguas estrangeiras, etc..

Mundo Teens: Programa inovador para jovens a partir dos 14 anos.

Oficinas: Teatro, Biodanza, Música (Banda do Mundo), Momento de Diálogo, Expressão Artística, Educação Física, Movimento,  Culinária, Mãos à Horta, etc.

Actividades de Natureza: Silent Walk, Passeios, Escalada

Visitas de Estudo

Para crianças dos 2 aos 6 anos o Centro tem disponíveis os seguintes serviços/programas:

 

Mundo da Floresta - Actividades ao ar livre/natureza

Aprender a Brincar no espaço da Ludoteca

 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now