APOIAR A ASSOCIAÇÃO OMSN

DOAR/DONATE

 

 

 

 

 

 

Quer contribuir para uma boa causa?

O trabalho desta associação não se pode ver a curto prazo.Não se trata de dar alimentos a pessoas desfavorecidas, nem tratar doenças crónicas. A nossa intenção é educar, que consideramos ser a melhor forma de transformar radicalmente a sociedade. O futuro do planeta está nas mãos das crianças, por isso temos o dever e a responsabilidade de educá-las para serem seres humanos responsáveis, conscientes e bondosos, sem esquecer as competências técnicas que necessitam adquirir para poderem partilhar o seu talento com o mundo.

“O.M.S.N. – O MUNDO SOMOS NÓS, ASSOCIAÇÃO” sem fins lucrativos, tem como fim promover a educação do ser humano como um todo, através de experiências que incentivem a cooperação entre indivíduos e comunidades, o respeito pelo meio ambiente e a auto-sustentabilidade, o auto-conhecimento e a investigação do homem e da vida de forma a criar uma sociedade mais consciente e responsável.

Neste momento a associação tem instalações em Goães (Ribeira do Neiva, Vila Verde), e os projetos com maior relevância no seio da associação são aqueles que estão direcionados para crianças.

O Centro de Apoio à Educação é um espaço de inovação na educação, que pode ser frequentado por crianças/jovens dos 2 aos 18 anos.Distingue-se de outros espaços educativos como escolas particulares, públicas e centros de apoio ao estudo, pelo ambiente familiar criado, no qual as crianças têm a oportunidade crescer sem medo, sem necessidade de se encaixarem em padrões, encontrando e desenvolvendo o seu próprio talento. No centro as crianças podem expressar a sua voz, as suas opiniões, fazer sugestões, criar projetos. Na prática existem regras no espaço educativo, responsabilidades e objetivos. Trabalha-se com a metodologia de projeto e o centro conta com uma equipa de professores jovens e criativos, com diferentes características, que investiga constantemente formas inovadoras e divertidas de permitir a aprendizagem das crianças. Os pilares sobre os quais se trabalha são a natureza, a arte e o diálogo. Inclui atividades diárias na Escola do Mundo e Mundo da Floresta.  Ambos os projetos foram inspirados em modelos pedagógicos como Montessori, Escolas da Floresta Escandinavas, Educação Pública na Finlândia, Escola da Ponte, nas escolas fundadas por J. Krishnamurti em Inglaterra e EUA, e em centros educativos existentes no Reino Unido onde são oferecidas actividades a crianças homeschoolers.

 

Mundo da Floresta – atividades de natureza e ludoteca para crianças dos 2 aos 6 anos, com inspiração de “forest school”. As crianças vão todos os dias, com chuva ou sol, das 9.30 às 12.00 para a floresta, explorar o mundo e desenvolver corpo e mente. Isto é essencial para que as crianças cresçam saudáveis e “integradas” na natureza.

Escola do Mundo (inclui o Mundo Teens) – projeto de educação inovadora para crianças a partir dos 6 anos, onde cada criança tem um programa de aprendizagem individual que lhe permite obter conhecimentos académicos,  descobrir e desenvolver os seus talentos, ao mesmo tempo que os valores essenciais para a arte de viver lhes são transmitidos.

Mosaico – projeto de educação artística e inclusiva que leva o nosso trabalho experimental para as escolas públicas com o objetivo de transformar a educação em Portugal. Este projeto tem também como missão apoiar a educação em países como Cabo Verde, onde já criamos duas bibliotecas, por exemplo. Vários livros foram editados, no âmbito deste projeto, com o objetivo de ajudar o desenvolvimento pessoal das crianças de Portugal e destes países africanos, onde têm chegado. Também temos colaborado com a CERCI Braga na criação de espetáculos de dança inclusivos que juntam as nossas crianças e os utentes com deficiência da CERCI.

 

Outros projetos que estamos a preparar/desenvolver:

 

- Núcleo Cultural Krishnamurti Portugal  é um grupo informal constituído por pessoas interessadas na divulgação dos ensinamentos de J. Krishnamurti e não tem quaisquer intuitos lucrativos. Foi fundado em Évora, ainda em vida de Krishnamurti, e representa em Portugal a Fundação Krishnamurti, dedicando-se à expansão da obra deste filósofo/educador. A fundação da associação OMSN foi inspirada na filosofia, centros de estudo e escolas fundadas por K em Inglaterra, EUA e Índia. Exibições de vídeos, visitas e retiros em Brockwood Park, Inglaterra, foram organizados em parceria.

- Mundo dos Graúdos – atividades com objetivo de juntar crianças e séniores, de forma a permitir uma relação intergeracional.

- Escola de Educadores – formação para pais e professores, sobre parentalidade consciente e sobre a nova educação que as crianças nos estão a pedir.

- Escola de Saúde – Yoga, cursos e workshops sobre saúde natural, ecologia e bem-estar.

- Cozinha do Mundo – catering e formação sobre culinária saudável.

- Festival – evento anual de angariação de fundos com palestras sobre educação, atividades para crianças, workshops vários para famílias, concertos, etc..

- Canal do Youtube com cursos online para  pais e educadores e para crianças e para adultos no geral.
 

As formas de nos ajudar são as seguintes:

 

1. Fazer-se associado

2. Fazer um donativo em numerário

3. Fazer um donativo de bens materiais

4. Ser voluntário

5. Adquirir bilhetes para o Festival de angariação de fundos anual ou participar em outros eventos

6. Partilhar esta mensagem

 

1. Para fazer-se sócio clique aqui, visite-nos ou peça o envio da sua ficha de sócio através do email info.omundosomosnos@gmail.com e transfira o valor da quota anual  para o nosso NIB 001000005169685000156;

IBAN PT50001000005169685000156.

 

2. Para fazer um donativo de qualquer montante faça uma transferência para o NIB 001000005169685000156; IBAN PT50001000005169685000156. 

 

3. Para doar bens materiais usados ou não por favor envie um email para info.omundosomosnos@gmail.com.

4. Já somos poucos para todo o trabalho e poucos de nós estão a trabalhar  para a associação a tempo inteiro. Somos todos voluntários em maior ou menor medida, e precisamos de mais ajuda.

Para ser voluntário envie-nos o seu CV e carta de apresentação. Após a selecção curricular, a fase seguinte será a entrevista e por fim, os seleccionados participarão numa formação básica onde terão oportunidade de conhecer melhor o projecto, os seus objectivos e filosofia, podendo de seguida ser enquadrados na nossa equipa de voluntários. O n.º de horas semanais de trabalho

irá variar de acordo com a disponibilidade de cada um, sendo que, em alguns casos, este poderá ser feito em casa, como no caso do website, por exemplo. 

As áreas de intervenção são as seguintes:

-manutenção do jardim

-apoio no desenvolvimento do projecto e direcção

-apoio na confecção de refeições (vegetarianas/macrobióticas) 

-apoio nas salas de actividades

-acompanhamento em saídas

-oficinas várias de partilha de saberes

-website, comunicação e multimédia

-organização de eventos

5. Anualmente organizamos o Festival "O Mundo Somos Nós",  com o objectivo de  reunir pessoas com interesse na educação do ser humano como um todo, oferecer um conjunto de actividades culturais e de bem estar à cidade de Braga e angariar fundos para apoiar a manutenção do projecto de educação, nomeadamente aquisição de equipamentos e material didáctico, apoio na remuneração de colaboradores/despesas de  voluntários, financiamento de visitas de estudo e criação de uma bolsa de apoio às famílias com menos recursos.

Organizamos ainda outros eventos, pelo que a sua participação tanto nestes como no festival é uma forma de usufruir do que temos para oferecer à comunidade e ainda de nos apoiar.

6. Agradecemos o vosso apoio na divulgação desta mensagem e do projecto.

givingway.png

Um ser humano é parte do todo chamado por nós universo, uma parte limitada em tempo e espaço. 

Nós experimentamos-nos a nós mesmos, nossos pensamentos e sentimentos como algo separado do resto. Uma espécie de ilusão óptica de consciência. Esta ilusão é um tipo de prisão para nós. A nossa tarefa deve ser de nos libertarmos a nós mesmos da prisão ao alargar o nosso círculo de compaixão para abraçar todas as criaturas vivas e o todo da natureza em sua beleza. O verdadeiro valor de um ser humano é determinado pela medida e o sentido no qual eles obtiveram libertação do eu.

 

                        Albert Einstein

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now